

Padrinho - Paizinho / Madrinha - Mãezinha
É importante observar alguns requisitos que são exigidos pela Igreja Católica Apostólica Romana, através de suas Leis e pela Tradição, para a escolha dos Padrinhos dos Batizandos.
Cân. 872 — Dê-se, quanto possÃvel, ao batizando um padrinho, cuja missão é assistir na iniciação cristã ao adulto batizando, e, conjuntamente com os pais, apresentar ao batismo a criança a batizar e esforçar-se por que o batizado viva uma vida cristã consentânea com o batismo e cumpra fielmente as obrigações que lhe são inerentes.
Cân. 873 — Haja um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha.
Cân. 874 — § 1. Para alguém poder assumir o múnus de padrinho requer-se que:
1.° seja designado pelo próprio batizando ou pelos pais ou por quem faz as vezes destes ou, na falta deles, pelo pároco ou ministro, e possua aptidão e intenção de desempenhar este múnus;
2.° tenha completado dezesseis anos de idade, a não ser que outra idade tenha sido determinada pelo Bispo diocesano, ou ao pároco ou ao ministro por justa causa pareça dever admitir-se exceção;
3 ° seja católico, confirmado e já tenha recebido a santÃssima Eucaristia, e leve uma vida consentânea com a fé e o múnus que vai desempenhar;
4.° não esteja abrangido por nenhuma pena canônica legitimamente aplicada ou declarada;
5.° não seja o pai ou a mãe do batizando.
§ 2. O batizado pertencente a uma comunidade eclesial não católica só se admita juntamente com um padrinho católico e apenas como testemunha do batismo.
Explicações:
Pode ser apenas uma só pessoa. Padrinho ou Madrinha. Também pode ser casal que não viva maritalmente juntos, sem receber o Sacramento do Matrimônio. Exemplo: Um tio do pai e uma tia da mãe do batizando. Se morarem juntos é necessário que sejam casados na Igreja Católica Apostólica Romana.
Para padrinho e a madrinha é necessário que já tenham recebido o Sacramento da Eucaristia (Primeira Comunhão).
Os padrinhos, ou um deles, tem que professarem a Fé Católica, não é aceito padrinhos de outra denominação religiosa. Quando esposo ou esposa professa outra Fé, são considerados apenas assistentes, testemunhas, do Batizando, e não padrinho ou madrinha.
Qual a Missão do Padrinho e da Madrinha
- Cooperar com os pais na educação da Fé.
- Dar testemunho de vida Cristã.
- Suprir as ausências e omissões dos pais.
- Aconselhar o afilhado.
- Intermediar as dificuldades de relacionamento entre o afilhado e seus pais.
